O Programa de Pós-graduação (PPG) Mestrado Profissional (MP) em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) foi aprovado pelo parecer do MEC 271/2013, em 09/04/2013, sendo inicialmente denominado de Mestrado Profissional em Oftalmologia e Ciências Visuais, integrando a área de Medicina III da CAPES. Em junho de 2019, o programa teve sua nomenclatura alterada para Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular.
O MP foi criado pelo PPG Acadêmico Oftalmologia e Ciências Visuais, conforme as diretrizes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, visando promover o aprimoramento profissional em subáreas ligadas a saúde ocular, por meio de experiências técnico-científicas práticas e inovadoras e estabelecer interface com setores públicos e privados para atender à demandas específicas da sociedade.
O programa iniciou as inscrições em agosto de 2013, voltadas a profissionais de diversas áreas e, desde então, formou 139 Mestres Profissionais em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular. Seu objetivo principal é gerar soluções inovadoras em produtos e serviços relacionados à saúde ocular e reabilitação visual, abordando tanto aspectos diagnósticos e terapêuticos quanto de gestão.
Recentemente, o programa foi reformulado, passando a contar com a Área de Concentração “Pesquisa, gestão, tecnologia e saúde ocular” e quatro Linhas de Pesquisas que englobam todos os projetos desenvolvidos no PPG.
Os orientadores apresentam perfis de atuação compatíveis com as propostas do Programa, contribuindo para o foco produtivo esperado para Mestrados Profissionais. Suas participações em Conselhos, Comitês, Comissões, atividades de caráter público bem como suas inserções internacionais auxiliam no direcionamento das atividades técnicocientíficas. Alia-se a esse corpo docente qualificado, a infraestrutura e os recursos técnicoadministrativos deste Departamento cuja formação é reconhecida como uma das melhores do Brasil na área de Oftalmologia e Ciências Visuais, conforme avaliação da CAPES.
Os egressos do Programa têm se destacado em áreas como gestão, tecnologia e inovação, tanto no setor público quanto privado, trazendo soluções que melhoram a saúde ocular e a qualidade de vida das pessoas. O Mestrado Profissional, com sua abordagem inovadora e humanizada, forma profissionais qualificados, preparados para enfrentar desafios e promover a inclusão e o acesso à saúde ocular de qualidade, impactando positivamente a sociedade
Programa de Pós-Graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais
O Departamento de Oftalmologia da UNIFESP/Escola Paulista de Medicina iniciou o programa de Pós-Graduação em 1979 e, desde então, forma professores e pesquisadores interessados no conhecimento dos processos da visão e da oftalmologia como um todo. Em 31 anos de existência do programa, formaram-se mais de 170 mestres e 263 doutores.
O programa mantém a maior nota entre os cursos de pós-graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais do Brasil e, com a recente obtenção do conceito máximo pela CAPES, ou seja, com 07 (sete), sustenta uma posição única de liderança na cirurgia brasileira com desempenho equivalente aos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa.
Doutorado, Mestrado e Pós-doutorado
O programa oferece dois cursos: Pós-graduação em Oftalmologia, o qual é dirigido ao profissional médico, oftalmologista ou não, mas, com título de especialista na área, e Pós-graduação em Ciências Visuais, para profissionais de nível superior, por exemplo, tecnólogos em oftalmologia, psicólogos, biólogos, enfermeiros, entre outros envolvidos e interessados na área.
Ambos os cursos são oferecidos nas modalidades de mestrado acadêmico, doutorado e pós-doutorado. Nas duas primeiras modalidades há duas categorias de pós-graduandos: pós-graduandos em estágio probatório, os quais ainda não estão oficialmente matriculados na UNIFESP, para melhor desenvolvimento do conteúdo mínimo e fundamental da tese, e pós-graduandos oficialmente matriculados na UNIFESP.
Atualmente, são 26 docentes credenciados junto à UNIFESP e aptos para orientar os discentes em curso.
As inscrições para as diferentes modalidades do programa de pós-graduação são realizadas em fluxo contínuo.
Os candidatos à Pós-graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais, ao se matricularem, comprometem-se a terminar a tese e os créditos correspondentes, pois, se isso não ocorrer, haverá um comprometimento vital do programa de Pós-graduação junto aos órgãos avaliadores.