Disciplinas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Bioética
- Créditos: 02
- Período: quatro turmas ao ano
- Carga Horária: 30 horas (24 presenciais + 6 para trabalho extra classe em grupo)
- Docente: Prof. Dr. Aluísio Seródio
- Programa: O curso de “Bioética” tem como objetivo principal capacitar estudantes de pós-graduação para a identificação, discussão e tomada de decisões frente a problemas éticos relacionados aos cuidados com a saúde e às ciências da vida. Adotando como bases conceituais os princípios da tolerância e dacomplexidade, pretendemos fomentar as competências moral e democrática dos estudantes por meiode exposições dialogadas, de discussões de casos e da exploração de bens culturais. E, uma vez que a missão da pós-graduação é formar professores e pesquisadores, daremos especial atenção à reflexãocrítica sobre a atividade docente e os conflitos éticos nas pesquisas científicas. O curso será oferecido presencialmente, anfiteatro a definir (o local será divulgado posteriormente), com turmas de até 60 estudantes, com carga horária de 30 horas, distribuídas em seis encontros de quatro horas cada (24 horas-aula) e mais seis horas de atividades extraclasse. Será oferecido ao longo do mês de agosto e setembro/2023, às quartas-feiras, no período da tarde e apenas para estudantes já matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu da Unifesp. Após o encerramento do período oficial de inscrições, caso as 60 vagas oferecidas não tenham sido preenchidas, abrimos a possibilidade para a inscrição de alunos especiaisligados aos programas de pós-graduação da Unifesp e para pós-graduandos de outras instituições. A coordenação do Curso é feita pelo Prof. Aluisio Serodio (médico, especialista em Bioética, mestre em ensino em Ciências da Saúde, doutor em Ciências, professor adjunto do Centro de Bioética – Departamento de Cirurgia da EPM/Unifesp e vice-coordenador do Curso de Medicina da EPM/Unifesp).
- Ementa: Fundamentação filosófica da Bioética. Pluralismo social e os limites da vida humana. O papel do docente na formação ético-moral do profissional de saúde. Problematização da
Biotecnociência. Reflexão crítica sobre os conflitos éticos da pesquisa clínica. O olhar da Bioética para o exercício das profissões da saúde e os direitos dos pacientes.
- Conteúdos – Ética e Moral. Principais correntes de fundamentação da moral (Ética das Virtudes, Deontologia, Utilitarismo, filósofos da suspeição). O surgimento da Bioética. Bases conceituais da Bioética. Os “Princípios da Ética Biomédica” (Não-maleficência, Beneficência, Respeito à Autonomia e Justiça). Estatuto moral do embrião. Abortamento. Reprodução Assistida. Diagnóstico Pré-implantação. Células-tronco embrionárias. Conceito de morte. Estado Vegetativo Persistente. Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia. Cuidados paliativos. Função docente. A promoção dos aspectos afetivo e cognitivo do comportamento moral de estudantese profissionais de saúde. Ciência, tecnologia e o paradigma biotecnocientífico. Organismos Geneticamente Modificados. Quimeras. Aprimoramento humano (human enhancement). Uso de animais no ensino e na pesquisa em saúde. Conflitos éticos da investigação científica
com seres humanos (uso de placebo, acesso pós-estudo, conflitos de interesse, vieses das publicações científicas, double standard etc.). Bioética clínica. Direitos do paciente (privacidade, veracidade, escolha, cuidados com a saúde). Uso das redes sociais pelos profissionais de saúde.
- Bibliografia:
Angell M. The Truth About the Drug Companies. Random House, 2005. Ayer de Oliveira R
(Coord). Cuidado Paliativo. CREMESP, 2008.
Beauchamp TL, Childress J. Princípios de Ética Biomédica. Edições Loyola. 2003. Cortina A.,
Martinez E. Ética. Edições Loyola, 2005.
Gracia,D. Pensar a Bioética. Edições Loyola, 2010.
Harris J. Enhancing Evolution. Princeton University Press, 2007. Oselka G (Coord.).
Bioética Clínica. CREMESP, 2008.
Pessini L, Barchifontaine CP (Orgs). Problemas Atuais de Bioética. São Paulo. Edições Loyola. 2012.
Sandel M. Contra a perfeição. Ed. Civilização Brasileira, 2013.
Serodio A, Kopelman BI, Bataglia PUR. Promoting moral and democratic competencies:
towards an educational turn of Bioethics. Revista Bioética CFM. 2016; 24 (2): 235-42.
Silveira FL. A filosofia da ciência de Karl Popper: o racionalismo crítico. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~lang/POPPER.pdf
Estatística
- Créditos: 03
- Período: 1 turma por ano
- Carga Horária: 45 horas
- Docente: Profa. Dra. Gianni Mara Silva dos Santos
- Ementa:
-
- Raciocínio metodológico atual
- Importância de bioestatística nas pequisas em saúde
- Variáveis: tipos
- Estatística descritiva
- Coleta de dados e montagem de tabelas
- Análise de banco de dados e gráficos em Excel
- Bibliografia:
- Rodrigues CFS et al. Importância do uso adequado da estatística básica nas pesquisas clínicas. Rev Bras Anestesiol. 2017;1-7.
- Lopes B et al. Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas. Rev Bras Oftalmolol. 2014; 73:16-22.
- Zandonade E. Medicina baseada em evidências e bioestatística: como ser um leitor atento. Rev Bras Pesq Saúde. 2009;3.
- Paes AT. Itens essenciais em bioestatística. Arq Bras Cardiol. 1998;575-80.
Metodologia Científica
- Créditos: 04
- Período: geralmente, no 2º semestre
- Carga Horária: 60 horas
- Docente: Profa. Dra. Patrícia Alessandra Bersanetti
- Coordenação: Profa. Dra. Francis Meire Favero, Profa. Dra. Patricia Alessandra Bersanetti e Dr. Rossen Mihaylov Hazarbassanov
- Ementa: A disciplina de metodologia científica visa auxiliar o aluno da pós-graduação a elaborar o protocolo de sua pesquisa, bem como, desenvolver o seu trabalho dentro dos princípios éticos e utilizando a metodologia científica adequada. Dará uma introdução à prática de pesquisa acadêmica em medicina, dando destaque, através de trabalho com textos específicos, as questões técnicas e metodológicas.
- Bibliografia:
Básica:
Normas para teses e dissertações [Internet]. 2a ed. rev. e corrigida. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, Biblioteca Antônio Rubino de Azevedo, Coordenação de Cursos, 2015. Available from: http://www.bibliotecacsp.unifesp.br/Documentos-Apostila/normas-para-teses-e-dissertacoes, em 01/12/2018.
Toassi RFC, Petry PC. Metodologia científica aplicada à área da saúde [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS, 2014.
Galvão Filho, Teófilo Alves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, 2009. Available from: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10563, em 01/12/2018.
Complementar:
Sites:
https://www.capes.gov.br/
http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/legislacao
http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e
http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/24032017-PORTARIA-No-389-DE-23-DE-MARCO-DE-2017.pdf
https://pg.oftalmodapaulista.com.br/mp/
Dia da Pesquisa
- Créditos: 02
- Período: Anual
- Carga Horária: 30 horas
- Docentes: Todos orientadores do Programa
- Ementa: O objetivo do “Dia da Pesquisa do Mestrado Profissional” em Oftalmologia e Ciências Visuais é expor publicamente os trabalhos científicos dos seus pós-graduandos. Além das críticas e sugestões recebidas pelos participantes deste evento, os mestrandos terão suas pesquisas avaliadas pelos professores orientadores do Programa de Mestrado Profissional.
Fundamentos do Mestrado Profissional
Professores Responsáveis:
- Prof. Dr. José Álvaro Pereira Gomes
- Profa. Dra. Marcia Rocha Monteiro
Periodicidade: 1 vez por ano
Carga horária total: 30 horas (Carga Horária p/ teórica (em %): 60% Carga Horária p/ prática (em %): 40%)
Créditos: 02
Disciplina obrigatória para matrículas feitas a partir de 01/10/2019.
Sempre de Sexta-feira das 18h às 21h e Sábado: das 08h às 16h
Número de Vagas: 30
Objetivos
Geral:
- Subsidiar profissionais e todas as áreas do conhecimento nos tópicos básicos relacionados ao Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional.
Específicos:
- Apresentar a estrutura dos Mestrados Profissionais (MPs) e os requisitos da CAPES para seu funcionamento e avaliação.
- Apresentar o Programa do MP Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular, detalhando sus áreas de concentração e linhas de pesquisas.
- Introduzir noções sobre tipos de pesquisas e metodologia aplicada.
- Discutir temas de pesquisas e de desenvolvimento de produtos.
- Orientar o aluno do MP em relação às suas obrigações, produtos e defesa.
Ementa:
Conceitos de Pós-Graduação, classificação Lato Sensu e Stricto Sensu e Diretrizes da CAPES. Mestrado Profissional (MP) e Inovação em Saúde Ocular. Pesquisa e Metodologia Aplicada e Temas de Pesquisas com foco no Mercado Profissional; Requisitos para ingresso no MP (TGSO).
Conteúdo Programático:
Parte Teórica: conteúdo
Metodologia de Ensino Utilizada:
•Aulas expositivas subsidiadas por bibliografia especializada, estudos de casos práticos e artigos científicos relacionados às áreas de atuação dos participantes do curso.
•Atividades prática de aplicação dos conceitos adquiridos. Os exercícios práticos são elaborados mediante a avaliação da experiência pessoal de cada aluno ou pela preferência de um tema em definido pelo grupo.
Avaliação:
- Discussões e dinâmica de grupo
- Pré-Projeto de Aplicação
Bibliografia:
Básica:
•Normas para teses e dissertações [Internet]. 2a ed. rev. e corrigida. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, Biblioteca Antônio Rubino de Azevedo, Coordenação de Cursos, 2015. Available from: http://www.bibliotecacsp.unifesp.br/Documentos-Apostila/normas-para-teses-e-dissertacoes, em 01/12/2018.
•Toassi RFC, Petry PC. Metodologia científica aplicada à área da saúde [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS, 2014.
•Galvão Filho, Teófilo Alves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, 2009. Available from: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10563, em 01/12/2018.
Complementar:
Sites:
https://www.capes.gov.br/
http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/legislacao
http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e
http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/24032017-PORTARIA-No-389-DE-23-DE-MARCO-DE-2017.pdf
https://pg.oftalmodapaulista.com.br/mp/
Disciplinas Optativas