Proposta Curricular

O Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular é dirigido a profissionais atuantes em todos os aspectos da Saúde Ocular que tenham proposta de produção de conhecimento estritamente relacionada a atividade profissional que desempenhem no momento da candidatura ao processo seletivo, e que estejam adequadas às Linhas de Pesquisa oferecidas pelo curso.

As propostas de trabalho de conclusão do curso Mestrado Profissional devem ter como objetivo explícito, a geração de conhecimento em produtos e/ou serviços de atenção à Saúde Ocular e Reabilitação Visual, tanto em seus aspectos diagnósticos e terapêuticos, quanto gerenciais.

São estimuladas parcerias com Instituições Públicas e Privadas que desenvolvam produtos e/ou serviços em benefício da Saúde Ocular, de Reabilitação e de melhorias na qualidade de vida dos deficientes visuais. Estas parcerias devem obedecer às regras dos Termos de Cooperação Técnica e são firmadas com o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP que possui profissionais com competência para analisar as propostas frente a competências técnicas das Instituições e de seus valores morais e éticos.

Os pós-graduandos, além de participarem das disciplinas obrigatórias, que os qualifiquem como pesquisadores e conhecedores da Epidemiologia Ocular na sua concepção mais ampla, processos primários e de apoio à Saúde Ocular em seus aspectos preventivos e de reabilitação, cursam disciplinas com temas diretamente ligados à Linha de Pesquisa em que estão inscritos.

Para atender à habilitação em assuntos relacionados à proposta de investigação do mestrando profissional, o professor orientador pode indicar a participação do pós-graduando em disciplinas ofertadas em outros cursos de pós-graduação no ambiente da UNIFESP ou de disciplinas de outras Universidades, que tenham o curso devidamente autorizado pela CAPES.

Professores orientadores são estimulados a criarem disciplinas dentro de sua atuação acadêmica e/ou produtiva, para atenderem às necessidades percebidas e reconhecidas para a formação do mestrando profissional, registrá-las na Secretaria do Curso e oferecê-las, também, aos demais cursos de pós-graduação da UNIFESP e a solicitações externas.
Atividades práticas de habilitação em processos estritamente relacionados ao projeto de investigação proposto podem ser realizadas em Instituições indicadas pelo professor orientador, após registro na Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais, de Termo de Cooperação Técnica entre o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP e a Instituição indicada.

O MP em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular da EPM/UNIFESP é constituído por 1 Área de Concentração e 4 Linhas de Pesquisa:

1.Pesquisa, gestão e tecnologia em saúde ocular

1.1.      Terapia tecidual, biomateriais, fármacos e bioderivados em oftalmologia
Desenvolvimento de estratégias terapêuticas e substitutos biológicos para restaurar, manter, substituir ou melhorar as funções dos tecidos oculares.
Desenvolvimento e validação de técnicas, modelos, produtos e processos para preparo, armazenamento e distribuição de tecidos e células para uso no tratamento de doenças oculares.
Desenvolvimento de inovações em fármacos e bioderivados para promoção da saúde ocular
1.2.      Avaliação do sistema visual, epidemiologia, prevenção e impacto da deficiência visual
Desenvolvimento e estudos sobre funções e estruturas do sistema visual.
Desenvolvimento e estudos sobre epidemiologia, prevenção e impacto da deficiência visual.
Desenvolvimento e estudos de estratégias interdisciplinares para habilitação e reabilitação visual com foco na manutenção da capacidade física e cognitiva, da autonomia e independência, da inclusão escolar, profissional e social, a fim de promover o bem-estar global e a plena participação na sociedade.
1.3.      Gestão e qualidade na assistência à saúde
Análise de necessidades, segurança, recursos (humanos, materiais e financeiros), qualidade e resultados em serviços de assistência à saúde.
Elaboração de produtos e processos para ganho de eficiência e melhoria da produtividade em serviços de assistência à saúde.
Regulamentação e programa de qualidade incluindo definição e gestão de processos, monitoramento, informatização e automação de processos de banco de tecidos.
Farmacoeconomia: desenvolvimento e estudos de minimização de custo, custo-utilidade, custo benefício e custo-efetividade em saúde.
1.4. Tecnologia e inovação em saúde ocular
Definir e materializar inovações ligadas a área de instrumentação de precisão e dispositivos tecnológicos voltados para promoção da saúde.
Desenvolvimento de estratégias, técnicas, produtos, dispositivos e equipamentos diagnósticos e terapêuticos para promoção da saúde.
Desenvolvimento de dispositivos de tecnologia assistiva para habilitação e reabilitação visual para melhora da qualidade de vida.
Desenvolvimento de algoritmos, aplicativos, recursos de telemedicina e softwares para auxílio diagnóstico e terapêutico, difusão de informação, ensino e suporte profissional para prevenção de doenças e promoção da saúde. Desenvolvimento de produtos para ensino e informação em saúde.

Estão sendo formalizados convênios de pesquisa aplicada entre o Mestrado Profissional e universidades (exemplo: Universidade Federal de Goiás), órgãos públicos (exemplo: Câmara dos Vereadores da Cidade de São Paulo), empresas de tecnologia e instituições financeiras (exemplo: Banco Daycoval).

No momento, são disponibilizadas disciplinas com créditos de instituições reconhecidas pelo MEC no portal VEDUCA e CURSERA relacionadas às necessidades do programa. As orientações das dissertações para alunos residentes fora de São Paulo podem ser realizadas on line a critério do orientador. Encontra-se em estudo a implementação de disciplinas específicas de EAD para o MP e orientações de monografias por meio da plataforma moodle da Unifesp.

 

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.