O Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular é dirigido a profissionais atuantes em todos os aspectos da Saúde Ocular que tenham proposta de produção de conhecimento estritamente relacionada a atividade profissional que desempenhem no momento da candidatura ao processo seletivo, e que estejam adequadas às Linhas de Pesquisa oferecidas pelo curso.
As propostas de trabalho de conclusão do curso Mestrado Profissional devem ter como objetivo explícito, a geração de conhecimento em produtos e/ou serviços de atenção à Saúde Ocular e Reabilitação Visual, tanto em seus aspectos diagnósticos e terapêuticos, quanto gerenciais.
São estimuladas parcerias com Instituições Públicas e Privadas que desenvolvam produtos e/ou serviços em benefício da Saúde Ocular, de Reabilitação e de melhorias na qualidade de vida dos deficientes visuais. Estas parcerias devem obedecer às regras dos Termos de Cooperação Técnica e são firmadas com o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP que possui profissionais com competência para analisar as propostas frente a competências técnicas das Instituições e de seus valores morais e éticos.
Os pós-graduandos, além de participarem das disciplinas obrigatórias, que os qualifiquem como pesquisadores e conhecedores da Epidemiologia Ocular na sua concepção mais ampla, processos primários e de apoio à Saúde Ocular em seus aspectos preventivos e de reabilitação, cursam disciplinas com temas diretamente ligados à Linha de Pesquisa em que estão inscritos.
Para atender à habilitação em assuntos relacionados à proposta de investigação do mestrando profissional, o professor orientador pode indicar a participação do pós-graduando em disciplinas ofertadas em outros cursos de pós-graduação no ambiente da UNIFESP ou de disciplinas de outras Universidades, que tenham o curso devidamente autorizado pela CAPES.
Professores orientadores são estimulados a criarem disciplinas dentro de sua atuação acadêmica e/ou produtiva, para atenderem às necessidades percebidas e reconhecidas para a formação do mestrando profissional, registrá-las na Secretaria do Curso e oferecê-las, também, aos demais cursos de pós-graduação da UNIFESP e a solicitações externas.
Atividades práticas de habilitação em processos estritamente relacionados ao projeto de investigação proposto podem ser realizadas em Instituições indicadas pelo professor orientador, após registro na Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais, de Termo de Cooperação Técnica entre o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP e a Instituição indicada.
O MP em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular da EPM/UNIFESP é constituído por 1 Área de Concentração e 4 Linhas de Pesquisa:
1.Pesquisa, gestão e tecnologia em saúde ocular
Estão sendo formalizados convênios de pesquisa aplicada entre o Mestrado Profissional e universidades (exemplo: Universidade Federal de Goiás), órgãos públicos (exemplo: Câmara dos Vereadores da Cidade de São Paulo), empresas de tecnologia e instituições financeiras (exemplo: Banco Daycoval).
No momento, são disponibilizadas disciplinas com créditos de instituições reconhecidas pelo MEC no portal VEDUCA e CURSERA relacionadas às necessidades do programa. As orientações das dissertações para alunos residentes fora de São Paulo podem ser realizadas on line a critério do orientador. Encontra-se em estudo a implementação de disciplinas específicas de EAD para o MP e orientações de monografias por meio da plataforma moodle da Unifesp.