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Disciplinas


Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Bioética

  • Créditos: 02
  • Período: quatro turmas ao ano
  • Carga Horária: 30 horas (24 presenciais + 6 para trabalho extra classe em grupo)
  • Docente:  Prof. Dr. Aluísio Seródio
  • Programa: O curso de “Bioética” tem como objetivo principal capacitar estudantes de pós-graduação para a identificação, discussão e tomada de decisões frente a problemas éticos relacionados aos cuidados com a saúde e às ciências da vida. Adotando como bases conceituais os princípios da tolerância e dacomplexidade, pretendemos fomentar as competências moral e democrática dos estudantes por meiode exposições dialogadas, de discussões de casos e da exploração de bens culturais. E, uma vez que a missão da pós-graduação é formar professores e pesquisadores, daremos especial atenção à reflexãocrítica sobre a atividade docente e os conflitos éticos nas pesquisas científicas. O curso será oferecido presencialmente, anfiteatro a definir (o local será divulgado posteriormente), com turmas de até 60 estudantes, com carga horária de 30 horas, distribuídas em seis encontros de quatro horas cada (24 horas-aula) e mais seis horas de atividades extraclasse. Será oferecido ao longo do mês de agosto e setembro/2023, às quartas-feiras, no período da tarde e apenas para estudantes já matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu da Unifesp. Após o encerramento do período oficial de inscrições, caso as 60 vagas oferecidas não tenham sido preenchidas, abrimos a possibilidade para a inscrição de alunos especiaisligados aos programas de pós-graduação da Unifesp e para pós-graduandos de outras instituições. A coordenação do Curso é feita pelo Prof. Aluisio Serodio (médico, especialista em Bioética, mestre em ensino em Ciências da Saúde, doutor em Ciências, professor adjunto do Centro de Bioética – Departamento de Cirurgia da EPM/Unifesp e vice-coordenador do Curso de Medicina da EPM/Unifesp).
  • Ementa: Fundamentação filosófica da Bioética. Pluralismo social e os limites da vida humana. O papel do docente na formação ético-moral do profissional de saúde. Problematização da
    Biotecnociência. Reflexão crítica sobre os conflitos éticos da pesquisa clínica. O olhar da Bioética para o exercício das profissões da saúde e os direitos dos pacientes.
  • Conteúdos Ética e Moral. Principais correntes de fundamentação da moral (Ética das Virtudes, Deontologia, Utilitarismo, filósofos da suspeição). O surgimento da Bioética. Bases conceituais da Bioética. Os “Princípios da Ética Biomédica” (Não-maleficência, Beneficência, Respeito à Autonomia e Justiça). Estatuto moral do embrião. Abortamento. Reprodução Assistida. Diagnóstico Pré-implantação. Células-tronco embrionárias. Conceito de morte. Estado Vegetativo Persistente. Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia. Cuidados paliativos. Função docente. A promoção dos aspectos afetivo e cognitivo do comportamento moral de estudantese profissionais de saúde. Ciência, tecnologia e o paradigma biotecnocientífico. Organismos Geneticamente Modificados. Quimeras. Aprimoramento humano (human enhancement). Uso de animais no ensino e na pesquisa em saúde. Conflitos éticos da investigação científica
    com seres humanos (uso de placebo, acesso pós-estudo, conflitos de interesse, vieses das publicações científicas, double standard etc.). Bioética clínica. Direitos do paciente (privacidade, veracidade, escolha, cuidados com a saúde). Uso das redes sociais pelos profissionais de saúde.
  • Bibliografia:
    Angell M. The Truth About the Drug Companies. Random House, 2005. Ayer de Oliveira R
    (Coord). Cuidado Paliativo. CREMESP, 2008.
    Beauchamp TL, Childress J. Princípios de Ética Biomédica. Edições Loyola. 2003. Cortina A.,
    Martinez E. Ética. Edições Loyola, 2005.
    Gracia,D. Pensar a Bioética. Edições Loyola, 2010.
    Harris J. Enhancing Evolution. Princeton University Press, 2007. Oselka G (Coord.).
    Bioética Clínica. CREMESP, 2008.
    Pessini L, Barchifontaine CP (Orgs). Problemas Atuais de Bioética. São Paulo. Edições Loyola. 2012.
    Sandel M. Contra a perfeição. Ed. Civilização Brasileira, 2013.
    Serodio A, Kopelman BI, Bataglia PUR. Promoting moral and democratic competencies:
    towards an educational turn of Bioethics. Revista Bioética CFM. 2016; 24 (2): 235-42.
    Silveira FL. A filosofia da ciência de Karl Popper: o racionalismo crítico. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~lang/POPPER.pdf

Estatística

  • Créditos: 03
  • Período: 1 turma por ano
  • Carga Horária: 45 horas 
  • Docente: Profa. Dra. Gianni Mara Silva dos Santos

  • Ementa:
      1. Raciocínio metodológico atual
      2. Importância de bioestatística nas pequisas em saúde
      3. Variáveis: tipos
      4. Estatística descritiva
      5. Coleta de dados e montagem de tabelas
      6. Análise de banco de dados e gráficos em Excel

 

  • Bibliografia:
    1. Rodrigues CFS et al. Importância do uso adequado da estatística básica nas pesquisas clínicas. Rev Bras Anestesiol. 2017;1-7.
    2. Lopes B et al. Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas. Rev Bras Oftalmolol. 2014; 73:16-22.
    3. Zandonade E. Medicina baseada em evidências e bioestatística: como ser um leitor atento. Rev Bras Pesq Saúde. 2009;3.
    4. Paes AT. Itens essenciais em bioestatística. Arq Bras Cardiol. 1998;575-80.


Metodologia Científica

  • Créditos: 04
  • Período: geralmente, no 2º semestre 
  • Carga Horária: 60 horas
  • Docente: Profa. Dra. Patrícia Alessandra Bersanetti
  • Coordenação: Profa. Dra. Francis Meire Favero, Profa. Dra. Patricia Alessandra Bersanetti e Dr. Rossen Mihaylov Hazarbassanov
  • Ementa: A disciplina de metodologia científica visa auxiliar o aluno da pós-graduação a elaborar o protocolo de sua pesquisa, bem como, desenvolver o seu trabalho dentro dos princípios éticos e utilizando a metodologia científica adequada. Dará uma introdução à prática de pesquisa acadêmica em medicina, dando destaque, através de trabalho com textos específicos, as questões técnicas e metodológicas.

  • Bibliografia:
    Básica:

    Normas para teses e dissertações [Internet]. 2a ed. rev. e corrigida. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, Biblioteca Antônio Rubino de Azevedo, Coordenação de Cursos, 2015. Available from: http://www.bibliotecacsp.unifesp.br/Documentos-Apostila/normas-para-teses-e-dissertacoes, em 01/12/2018.
    Toassi RFC, Petry PC. Metodologia científica aplicada à área da saúde [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS, 2014.
    Galvão Filho, Teófilo Alves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, 2009. Available from: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10563, em 01/12/2018.
    Complementar:
    Sites:
    https://www.capes.gov.br/
    http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/legislacao
    http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e
    http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/24032017-PORTARIA-No-389-DE-23-DE-MARCO-DE-2017.pdf
    https://pg.oftalmodapaulista.com.br/mp/

 

Dia da Pesquisa

  • Créditos: 02
  • Período: Anual
  • Carga Horária: 30 horas
  • Docentes: Todos orientadores do Programa
  • Ementa: O objetivo do “Dia da Pesquisa do Mestrado Profissional” em Oftalmologia e Ciências Visuais é expor publicamente os trabalhos científicos dos seus pós-graduandos.  Além das críticas e sugestões recebidas pelos participantes deste evento, os mestrandos terão suas pesquisas avaliadas pelos professores orientadores do Programa de Mestrado Profissional.

 

Fundamentos do Mestrado Profissional

Professores Responsáveis:

  • Prof. Dr. José Álvaro Pereira Gomes
  • Profa. Dra. Marcia Rocha Monteiro

Periodicidade: 1 vez por ano

Carga horária total: 30 horas  (Carga Horária p/ teórica (em %): 60% Carga Horária p/ prática (em %): 40%)

Créditos: 02

Disciplina obrigatória para matrículas feitas a partir de 01/10/2019.

Sempre de Sexta-feira das 18h às 21h e Sábado: das 08h às 16h

Número de Vagas: 30

Objetivos

Geral:

  • Subsidiar profissionais e todas as áreas do conhecimento nos tópicos básicos relacionados ao Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional.

Específicos:

  • Apresentar a estrutura dos Mestrados Profissionais (MPs) e os requisitos da CAPES para seu funcionamento e avaliação.
  • Apresentar o Programa do MP Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular, detalhando sus áreas de concentração e linhas de pesquisas.
  • Introduzir noções sobre tipos de pesquisas e metodologia aplicada.
  • Discutir temas de pesquisas e de desenvolvimento de produtos.
  • Orientar o aluno do MP em relação às suas obrigações, produtos e defesa.

Ementa:

Conceitos de Pós-Graduação, classificação Lato Sensu e Stricto Sensu e Diretrizes da CAPES. Mestrado Profissional (MP) e Inovação em Saúde Ocular. Pesquisa e Metodologia Aplicada e Temas de Pesquisas com foco no Mercado Profissional; Requisitos para ingresso no MP (TGSO).

Conteúdo Programático:

Parte Teórica: conteúdo

Metodologia de Ensino Utilizada:

•Aulas expositivas subsidiadas por bibliografia especializada, estudos de casos práticos e artigos científicos relacionados às áreas de atuação dos participantes do curso.

•Atividades prática de aplicação dos conceitos adquiridos. Os exercícios práticos são elaborados mediante a avaliação da experiência pessoal de cada aluno ou pela preferência de um tema em definido pelo grupo.

Avaliação:

  • Discussões e dinâmica de grupo
  • Pré-Projeto de Aplicação

Bibliografia:

Básica:

•Normas para teses e dissertações [Internet]. 2a ed. rev. e corrigida. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, Biblioteca Antônio Rubino de Azevedo, Coordenação de Cursos, 2015. Available from: http://www.bibliotecacsp.unifesp.br/Documentos-Apostila/normas-para-teses-e-dissertacoes, em 01/12/2018.

•Toassi RFC, Petry PC. Metodologia científica aplicada à área da saúde [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

•Galvão Filho, Teófilo Alves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, 2009. Available from:  http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10563, em 01/12/2018.

Complementar:

Sites:

https://www.capes.gov.br/

http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/legislacao

http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/24032017-PORTARIA-No-389-DE-23-DE-MARCO-DE-2017.pdf

https://pg.oftalmodapaulista.com.br/mp/


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