Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Áreas de Concentração/Linhas técnico-científicas ou de pesquisa/Projetos:

x. = Área de concentração

x.x. = Linha técnico-científica ou de pesquisa

Pesquisa, gestão, tecnologia e saúde ocular

1.1. Terapia tecidual, biomateriais, fármacos e bioderivados em oftalmologia

Desenvolvimento de estratégias terapêuticas e substitutos biológicos para restaurar, manter, substituir ou melhorar as funções dos tecidos oculares.

Desenvolvimento e validação de técnicas, modelos, produtos e processos para preparo, armazenamento e distribuição de tecidos e células para uso no tratamento de doenças oculares.

Desenvolvimento de inovações em fármacos e bioderivados para promoção da saúde ocular.

1.2. Avaliação do sistema visual, epidemiologia, prevenção e impacto da deficiência visual

Desenvolvimento e estudos sobre funções e estruturas do sistema visual.

Desenvolvimento e estudos sobre epidemiologia, prevenção e impacto da deficiência visual.

Desenvolvimento e estudos de estratégias interdisciplinares para habilitação e reabilitação visual com foco na manutenção da capacidade física e cognitiva, da autonomia e independência, da inclusão escolar, profissional e social, a fim de promover o bem-estar global e a plena participação na sociedade

1.3. Gestão e qualidade na assistência à saúde

Análise de necessidades, segurança, recursos (humanos, materiais e financeiros), qualidade e resultados em serviços de assistência à saúde.

Elaboração de produtos e processos para ganho de eficiência e melhoria da produtividade em serviços de assistência à saúde.

Regulamentação e programa de qualidade incluindo definição e gestão de processos, monitoramento, informatização e automação de processos de banco de tecidos.

Farmacoeconomia: desenvolvimento e estudos de minimização de custo, custo-utilidade, custo benefício e custo-efetividade em saúde.

1.4. Tecnologia e inovação em saúde ocular

Definir e materializar inovações ligadas a área de instrumentação de precisão e dispositivos tecnológicos voltados para promoção da saúde.

Desenvolvimento de estratégias, técnicas, produtos, dispositivos e equipamentos diagnósticos e terapêuticos para promoção da saúde.

Desenvolvimento de dispositivos de tecnologia assistiva para habilitação e reabilitação visual para melhora da qualidade de vida.

Desenvolvimento de algoritmos, aplicativos, recursos de telemedicina e softwares para auxílio diagnóstico e terapêutico, difusão de informação, ensino e suporte profissional para prevenção de doenças e promoção da saúde.

Desenvolvimento de produtos para ensino e informação em saúde.