O Programa de Pós-Graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais da Unifesp – EPM terá seu primeiro doutoramento em regime de cotutela em conjunto com a Universidade de Coimbra, Portugal, no dia 29 de junho de 2021 com início às 10:30 horas. A tese “Modelo e Metodologia para Ensino de Oftalmoscopia Direta e Sua Aplicação no Desenvolvimento de Algoritmos para Interpretação de Imagens Oftalmológicas” será defendida pelo doutorando Thiago Gonçalves Dos Santos Martins orientado pelos Profs. Drs. Paulo Schor (Unifesp) e Rufino Silva (UC).
A cotutela de tese, é uma modalidade de realização de doutoramento, que tem como característica principal a matricula do doutorando em duas universidades de países distintos e a obtenção do título de doutor em ambas as instituições, com o desenvolvimento de um único projeto de pesquisa, sendo parte das estratégias de internacionalização implementada pelo Programa de Pós-graduação.
A defesa será online:
Link Acesso: https://www.youtube.com/channel/UC3zpurfmvq_5MFVqQUzsmGg
Composição da Banca
-Prof. Dr. Paulo Schor
Professor Associado do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais Universidade Federal de São Paulo
– Prof. Dr. Rufino Silva
Professor Associado Departamento de Oftalmologia Universidade de Coimbra
-Prof. Dr. Joaquim Murta
Professor Departamento de Oftalmologia Universidade de Coimbra
-Prof. Dr. Manuel Falcao
Professor Departamento de Oftalmologia Universidade de Coimbra
-Profa. Dra. Maria da Luz Cachulo
Professora Assistente Departamento de Oftalmologia Universidade de Coimbra
-Prof. Dr. Milton Ruiz Alves
Professor Departamento de Oftalmologia da Universidade de São Paulo
-Profa. Dra. Elisabeth Maria Resaffa Nogueira Martins
Professora Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais Universidade Federal de São Paulo
-Profa. Dra. Lícia Cristina Vago Matieli Maidana
Professora Hospital Universitário Universidade Federal de São Paulo
Depoimento do discente Thiago Martins:
Realizei o meu período de pesquisa orientado na Universidade Federal de São Paulo pelo professor Paulo Schor e na Universidade de Coimbra pelo Professor Rufino Silva.
Buscando alternativas para melhorar o atendimento oftalmológico da população, foi desenvolvido um modelo simples e de baixo custo do olho humano para ser utilizado no ensino da oftalmoscopia direta e do teste de reflexo vermelho, o que possibilitou o ensino e treinamento dessa técnica. Esse pode ser um método de ensino facilmente adotado por qualquer instituição de ensino devido a seu baixo custo e efetividade.
Em Coimbra, colaborei com o desenvolvimento de novas tecnologias de análise de dados e imagens, que se demonstraram como alternativas úteis para o diagnóstico e acompanhamento de doenças oftalmológicas em situações em que não há acesso adequado ao atendimento oftalmológico.
Nesse viés, a pesquisa em regime de cotutela permitiu a interseção do conhecimento de dois grandes centros de pesquisa na área de oftalmologia no desenvolvimento de novas tecnologias para o melhor atendimento oftalmológico dos pacientes.