Princípios essenciais

Missão: Nosso Programa de Pós-graduação (PPG) em Oftalmologia e Ciências Visuais tem como razão de existência a formação de pesquisadores e docentes na área da Oftalmologia e das Ciências Visuais, com objetivo essencialmente científico e de natureza acadêmica. Promovermos a discussão crítica salutar e criativa, gerando a intelectualidade com julgamento apropriado e competência impar para o ensino e a pesquisa inovadora e de ponta. Inserir docentes e discentes em redes nacionais e internacionais de produção de conhecimento. Mas, nossa missão maior é inspirar, engajar e motivar nossos docentes e discentes para cumprir seu papel de desenvolvimento intelectual, técnico, científico e cultural do nosso país.

Visão: Temos como visão nos tornarmos, crescentemente, um PPG internacionalizado e de excelência àqueles de vocação para a pesquisa e docência. Queremos no futuro, a curto e a longo prazo, cada vez mais ações conjuntas, incluindo as de cotutela, com grandes centros internacionais da área. Queremos um grupo de docentes e discentes que tenha orgulho deste PPG e que queira consolidá-lo cada vez mais.

Valores: O Corpo Docente e Discente é cuidadosamente escolhido, principalmente focando aqueles que tenham vocação e habilidade para a docência e pesquisa, que seja intelectualmente crítico e questionador e que tenha aspiração a internacionalização, com estágios, sabáticos, doutorados sanduiches, entre outros. Atitudes que solidifiquem esse espírito de universalização são constante e progressivamente incentivadas. Docentes e Discentes devem sempre procurar por mudanças; devem ser criativos, críticos e que anseiem sempre por crescimento e aprendizagem; o relacionamento entre os Docentes e Discentes em si e entre si deve ser transparente e honesto; devemos ser um grupo otimista, com um espírito de time e que seja apaixonado e determinado pelo o que faz e com humildade.

Objetivos:

Nosso PPG tem por objetivos gerais [1] formar docentes e pesquisadores de alto nível, atualizados com relação aos debates metodológicos e científicos específicos; [2] desenvolver produção científica acadêmica de alto nível, com dissertações de mestrado, teses de doutorado, patentes, entre outros produtos da pós-graduação, de alta qualidade; [3] promover a discussão em oftalmologia e ciências visuais em geral, além da discussão em ciências em geral, politicas relacionadas a ciência, assim como outras temáticas de interesse para a sociedade, [4] ser um PPG aglutinador de pesquisadores, atraindo alunos de graduação, pós-graduação, incluindo os de pós-doutorado, além de contribuir com a disseminação de pesquisa entre alunos dos ensinos fundamental e médio, [5] objetivar a inserção em áreas estratégicas do nosso país assim como promover a e solidariedade e [6] realizar constantes auto-avaliações que permitam melhorar o nosso PPG como um todo.

Especificamente, no curso de mestrado capacita-se o aluno a [1] desenvolver projetos de pesquisa e estudos científicos com domínio de instrumentos conceituais e metodológicos, [2] analisar criticamente um estudo científico; [3] ter conhecimento da literatura e tecnologia específicas do projeto de pesquisa e ou estudo; [4] preparar e ministrar aulas de alto nível.

No curso de doutorado qualifica-se o aluno para [1] realizar um estudo de investigação original e criativo, com capacidade de escolher metodologia apropriada; [2] capacitar para a formação novos mestres e doutores; [3] ter habilidade para iniciar linha de pesquisa própria e realizar um pós-doutorado em rumo a carreira de pesquisador e docente independente.

 

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”

Esopo, Grécia, século VI a.C

 

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.