Quem ama, cuida. Iniciamos com essa frase, pois ela elucida a essência do trabalho que está sendo feito na Biblioteca do Centro de Estudos de Oftalmologia (CEO).
Entretanto, havia um tópico que chamava a atenção no Departamento: a Biblioteca do CEO. Sabedor de que a biblioteca é um recurso didático fundamental no processo de ensino e aprendizagem, Dr. Mauro apostou na transformação do que era uma estante de livros, numa moderna biblioteca. Assim, começava todo um trabalho que envolve a contratação de duas bibliotecárias, aquisição de alguns itens de catalogação, impressora com escâner para as capas dos livros e etiquetagem, o recebimento em doação de um software de automação de bibliotecas com capacidade de armazenar acervo de até 16 mil títulos ou objetos e também 16 mil usuários por biblioteca, registros, treinamentos, entre outros itens que vamos tentar descrever a seguir.
Em 2018, foi tomada a decisão e o Departamento contratou duas bibliotecárias especialistas: Maria Elisa Rangel Braga e Rosely de Fátima Pellizzon.
Maria Elisa Rangel Braga é mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp. Graduada em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, é consultora e revisora de revistas cientificas nacionais. Tem experiência na área de Ciência da Informação em bibliometria, com ênfase em indicadores de qualidade científica. Atua principalmente nos seguintes temas: bibliometria, editoração, normas, referências e promoção da saúde. Ex-diretora da Biblioteca Central do Campus São Paulo – Unifesp.
Rosely de Fátima Pellizzon é mestre em Ciências pelo Programa de Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Unifesp, tem especialização em Informação em Ciências, com aperfeiçoamento em Metodologia e elaboração de pesquisa também pela Unifesp. Graduada em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, tem experiência na área da saúde, com ênfase em medicina, enfermagem, biomedicina, farmácia. Atua em treinamentos presenciais para alunos de pós-graduação nos seguintes temas: linguagem documentária DeCS/MeSH (Descritores em Ciências da Saúde), fontes de informação em saúde com PubMed, Web of Science, Scopus, SciELO, ORCID, Endnote Web, redes sociais e acadêmicas entre outras bases de dados reconhecidas mundialmente de outras especialidades.
Quer ver uma bibliotecária feliz? Dê um livro a ela…
Maria Elisa e Rosely encontraram os livros encaixotados no 9º andar do Edifício Horácio Kneese de Mello, conhecido como Edifício de Pesquisa I, pois a Biblioteca do CEO teve de ceder o espaço que ocupava no piso térreo da Rua Botucatu, 821, para o Hospital Universitário II, que está em fase de finalização de sua reforma. Todos os livros foram então transportados ao novo endereço.
O acervo bibliográfico de aproximadamente 1500 títulos foi recebido pelas bibliotecárias com a devida importância (e felicidade). Cada livro passou por novo processo de tombamento, classificação, catalogação e indexação, para posterior etiquetagem, tudo de acordo com a National Library of Medicine – NLM, produtora da maior base de dados da saúde, que é a Pubmed. Todo esse processo é apenas a 1ª fase do trabalho das bibliotecárias, de um total de 5 fases.
A biblioteca será gerenciada pelo sistema Personal Home Library (PHL), que é um software de automação de bibliotecas, utilizado por diversas bibliotecas como as da Fiocruz e, inclusive, utilizado, até há pouco tempo, pela Biblioteca do Campus São Paulo da Unifesp. Hoje, a Biblioteca do Campus utiliza o sistema Pergamum, devido ao tamanho do seu acervo ter ultrapassado o limite do PHL.
A licença foi uma doação ao CEO feita pelo Prof. Elysio Soares de Oliveira, que é o desenvolvedor do software, além de consultor, bibliotecário e documentalista. Maria Elisa e Rosely foram treinadas pelo também consultor do PHL, Prof. Antonio Carlos Tarasco, como administradoras do sistema.
Prontas para a 2ª fase, as bibliotecárias iniciarão a analítica dos capítulos dos livros de oftalmologia dos últimos 10 anos. Os capítulos serão analisados e classificados por tema, permitindo uma cobertura maior do livro, com a vantagem de recuperar a informação mais específica contida em cada obra.
A 3ª fase consistirá em formar o repositório de teses, dissertações e monografias produzidas pelo Departamento de Oftalmologia. Será feita uma busca nos arquivos digitais da Secretaria e da Biblioteca do Campus São Paulo, a fim de reunir toda a produção no PHL.
A fase seguinte é bastante inovadora para o CEO. Será a vez de montar a Biblioteca Virtual de Oftalmologia, onde serão colocados à disposição dos usuários, mais de 500 livros online de acesso gratuito na NLM.
A 5ª fase consistirá em fazer a catalogação de todo o acervo de fotos e imagens do Centro de Estudos.
O acesso à Biblioteca do CEO pode ser feito por meio do link: http://ceooftalmo.unifesp.br . Apesar de as buscas já serem possíveis, somente após a conclusão da 5ª fase, a usabilidade do sistema estará completamente ativa. As capas dos livros estão sendo inseridas aos poucos e o cadastro dos usuários está em fase de testes. Cada usuário receberá login e senha. Depois desse cadastramento, cada livro reservado ou emprestado será vinculado ao leitor via código de barras. Haverá um controle de empréstimos, reservas, períodos para devolução, renovação etc. O acesso ao site da Biblioteca do CEO poderá ser feito em qualquer parte do mundo, proporcionando consultas, reservas ou renovação de empréstimo a distância. Detalhe importante: doações de livros em bom estado, editados nos últimos 10 anos, serão bem-vindas.
“A Biblioteca do Centro de Estudos conta com um acervo riquíssimo de livros e periódicos que foi cuidadosamente catalogado para permitir uma busca rápida e eficaz. Além disso, o acervo conta com documentos históricos desde a criação do nosso Departamento”, declara Dra. Aline Moriyama, presidente do CEO.
Toda essa inovação dentro do Departamento está sendo feita para valorizar o que existe e ampliar o acesso à informação, levando todo esse conhecimento aos profissionais e alunos que se interessam e passam pela Oftalmologia.