Disciplinas Obrigatórias e Optativas

OBRIGATÓRIAS

Análise Estatística 

Obrigatória nos cursos de Oftalmologia e Ciências Visuais, nas categorias mestrado e doutorado, nas quatro áreas de Concentração.

  • Créditos: 4
  • Período: Semestral
  • Carga Horária: 60
  • Ementa: o objetivo: este curso visa introduzir conceitos básicos de estatística. O curso será teórico-prático e são revistos conceitos básicos de bioesatística, descrição das amostras, cálculo de probabilidades, teste qui-quadrado, distribuição normal, teste “t”, análise de variância, regressão linear, entre outros fundamentais. Todas as tarefas serão comentadas pelo coordenador de cada turma, individualmente e através de e-mail.
  • Bibliografia: 
    – Minassian D, Kuper H. Epidemiological Research Methods: an outline. In: Johnson GJ, Minassian DC, Weale RA, West SK (eds.). The Epidemiology of Eye Disease, 3rd edition, 2012, Imperial College Press, pag 65-78.
    – Minassian D, Kuper H. Cross-sectional studies. In: Johnson GJ, Minassian DC, Weale RA, West SK (eds.). The Epidemiology of Eye Disease, 3rd edition, 2012, Imperial College Press, pag 79-93.
    – Herret E, Kuper H. Cohort studies. In: Johnson GJ, Minassian DC, Weale RA, West SK (eds.). The Epidemiology of Eye Disease, 3rd edition, 2012, Imperial College Press, pag 109-16.
    – Hirai FE, Knudtson MD, Klein BE, Klein R. Clinically significant macular edema and survival in type 1 and type 2 diabetes. Am J Ophthalmol. 2008 Apr;145(4):700-6.
    – Salomão SR, Cinoto RW, Berezovsky A, Araujo-Filho A, Mitsuhiro MR, Mendieta L, Morales PH, Pokharel GP, Belfort R Jr, Ellwein LB. Prevalence and causes of vision impairment and blindness in older adults in Brazil: The Sao Paulo eye study. Ophthalmic Epidemiol., 2008, 15:167-175.
    – Salomão SR, Cinoto RW, Berezovsky A, Mendieta L, Nakanami CR, Lipener C, Muñoz EH, Ejzenbaum F, Belfort R Jr, Pokharel GP, Ellwein LB. Prevalence and causes of visual impairment in low middle income school children in Sao Paulo, Brazil. Invest Ophthalmol Vis Sci., 2008, 49: 4308-4313.
    – Salomão SR, Soares FS, Berezovsky A, Araújo-Filho A, Mitsuhiro MR, Watanabe SE, Carvalho AV, Pokharel GP, Belfort R Jr, Ellwein LB. Prevalence and outcomes of cataract surgery in Brazil: the Sao Paulo eye study. Am J Ophthalmol, 2009, 148: 199-206.
    – Furtado JM, Lansingh VC, Carter MJ, Milanese MF, Peña BN, Ghersi HA, Bote PL, Nano ME, Silva JC. Causes of blindness and visual impairment in Latin America.Surv Ophthalmol. 2012, 57:149-77.

Epidemiologia em Oftalmologia e Ciências VisuaisCréditos: 04

  • Período: Anual
  • Carga Horária: 60 horas
  • Ementa: Os objetivos são: [1] rever conceitos e ações na prevenção da cegueira/deficiência visual com ênfase em aspectos epidemiológicos, mercadológicos, econômicos e de pesquisa; [2] aprimorar toda a metodologia epidemiológica que envolve os estudos de prevenção da cegueira e oftalmológicos de campo. O pós-graduando será exposto à métodos de pesquisa populacional, desenho, método e colheita de dados em geral, prevalência e riscos das diferentes causas de deficiência visual no Brasil e no mundo.
  • Bibliografia: The Epidemiology Of Eye Disease, Second Edition, Edited By Gordon J. Johnson, Robert A. Weale, 2003, Oxford Press Hatch, S.W. – Ophthalmic Research Epidemiology, Butterworth-Heinemann, England, 1998, 298p. Taylor Hr, Keeffee Je. Br J Ophthalmol 2001;85:261-266 ( March ) World View World Blindness: A 21st Century Perspective Taylor Hr, Vu Ht, Mccarty Ca, Keeffe Je. The Need For Routine Eye Examinations.Invest Ophthalmol Vis Sci. 2004 Aug;45(8):2539-42. Lairson Dr, Begley Ce, Reynolds Tf, Wilhelmus Kr. Prevention Of Herpes Simplex Virus Eye Disease: A Cost-Effectiveness Analysis. Arch Ophthalmol 2003;121(1):108-126 Bibliografia Específica: Refractive Error Study In Children: Sampling And Measurement Methods For A Multi-Country Survey. Dominique Negrel, Md, Eugenio Maul, Md, Gopal P. Pokharel, Md, Mph, Jialiang Zhao, Md, And Leon B. Ellwein, Phd Refractive Error In Children In A Rural Population In India. Rakhi Dandona,1,2 Lalit Dandona,1,2 Marmamula Srinivas,1 Prashant Sahare,1saggam Narsaiah,1 Sergio R. Mun˜Oz,3 Gopal P. Pokharel,4 And Leon B. Ellwein5 Refractive Error And Visual Impairment In School-Age Children In Gombak District, Malaysia. Pik-Pin Goh, Md, Mph,1 Yahya Abqariyah, Msc,2 Gopal P. Pokharel, Md, Mph,3 Leon B. Ellwein, Phd4 Refractive Error And Visual Impairment In Urban Children In Southern China. Mingguang He,1 Junwen Zeng,1 Yizhi Liu,1 Jingjing Xu,1 Gopal P. Pokharel,2 And Leon B. Ellwein3 Refractive Error Study In Children: Results From La Florida, Chile. Eugenio Maul, Md, Silviana Barroso, Md, Sergio R. Munoz, Phd, Robert D. Sperduto, Md, And Leon B. Ellwein, Phd Refractive Error And Visual Impairment In African Children In South Africa. Kovin S. Naidoo,1,2 Avesh Raghunandan,1,3 Khathutshelo P. Mashige,1pirindhavellie Govender,2 Brien A. Holden,2 Gopal P. Pokharel,4 And Leon B. Ellwein5 Refractive Error Study In Children: Results From Mechi Zone, Nepal. Gopal P. Pokharel, Md, Mph, A. Dominique Negrel, Md, Sergio R. Munoz, Phd, And Leon B. Ellwein, Phd The Los Angeles Latino Eye Study:Design, Methods, And Baseline Data. Rohit Varma, Md, Mph,1,2 Sylvia H. Paz, Ms,1 Stanley P. Azen, Phd,1,2 Ronald Klein, Md, Mph,3denise Globe, Phd,4 Mina Torres, Ms,2 Chrisandra Shufelt, Ms,2 Susan Preston-Martin, Phd,2los Angeles Latino Eye Study Group* The Impact Of Visual Impairment On Self-Reported Visual Functioning In Latinos The Los Angeles Latino Eye Studydenise R. Globe, Phd,1 Joanne Wu, Ms,1 Stanley P. Azen, Phd,2,3 Rohit Varma, Md, Mph,2,3 Los Angeles Latino Eye Study Group* Prevalence And Risk Indicators Of Visual Impairment And Blindness In Latinos The Los Angeles Latino Eye Study Rohit Varma, Md, Mph,1,2 Mei Ying-Lai, Ms,2 Ronald Klein, Md, Mph,3 Stanley P. Azen, Phd,1,2 Los Angeles Latino Eye Study Group* A Survey Of Blindness And Cataract Surgery In Doumen County, China. Shaozhen Li, Md,1 Jingjing Xu, Md,1 Mingguang He, Md,1 Kaili Wu, Phd,1 Sergio R. Munoz, Phd,2 Leon B. Ellwein, Phd3 Prevalence Of Visual Impairment, Blindness, And Cataract Surgery In The Hong Kong Elderly John J Michon, Joseph Lau, Wing Shing Chan, Leon B Ellwein. A Population-Based Eye Survey Of Older Adults In A Rural District Of Rajasthan Central Vision Impairment, Blindness, And Cataract Surgery G. V. S. Murthy, Md,1 Sanjeev Gupta, Md,1 Leon B. Ellwein, Phd2, Sergio R. Munoz, Phd,3 Damodar Bachani, Md,4 V. K. Dada, Md1. A Population-Based Eye Survey Of Older Adults In A Rural District Of Rajasthan Ii. Outcomes Of Cataract Surgery G. V. S. Murthy, Md,1 Leon B. Ellwein, Phd2, Sanjeev Gupta, Md,1 K. Tanikachalam, Md,1mantosh Ray, Md,1 V. K. Dada, Md1. A Population Based Eye Survey Of Older Adults In Tirunelveli District Of South India: Blindness, Cataract Surgery, And Visual Outcomes P K Nirmalan, R D Thulasiraj, V Maneksha, R Rahmathullah, R Ramakrishnan, A Padmavathi, S R Munoz, L B Ellwein. Prevalence Of Blindness And Cataract Surgery In Nepal. G P Pokharel, G Regmi, S K Shrestha, A D Negrel, L B Ellwein. Glaucoma In China (And Worldwide): Changes In Established Thinking Will Decrease Preventable Blindness Harry A Quigley Nathan G Congdon David S Friedman Glaucoma In Zulus A Population-Based Cross-Sectional Survey In A Rural District In South Africa. Allan Rotchford Et Al The Prevalence Of Glaucoma In A Population-Based Study Of Hispanic Subjects Proyecto Ver Harry A. Quigley Et Al Prevalence Of Blindness And Cataract Surgery In Shunyi County, China. Jialiang Zhao, Md, Lijan Jia, Md, Ruifang Sui, Md, And Leon B. Ellwein, Phd. 4.

    Educação Continuada em Oftalmologia e Ciências Visuais (Grand-Round)

    Créditos: 04
    Período: Anual
    Carga Horária: 60 Horas
    Ementa: Curso de Atualização Continuada em Oftalmologia e Ciências Visuais
    Reuniões científicas que ocorrem às segundas-feiras, das 19:30 às 21:00 horas
    Bibiografia: Coleção CBO

    Estágio de Docência

    • Créditos: 3
      Período: Anual
      Carga Horária: 45 Horas
      Ementa: Consiste em acompanhar as aulas dadas aos acadêmicos dos Cursos de Medicina e Tecnologia Oftálmica da UNIFESP/EPM. São coordenadas por Docente do Departamento que passará todas as instruções necessárias de como o Discente deve se preparar para tais aulas.
      Bibiografia: Material didático disponível no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais

    Bioética

    • Créditos: 02
      Período: Anual
      Carga Horária: 30 Horas
      Ementa: Desenvolver o raciocínio com base nos aspectos éticos profissionais: Princípios fundamentais da prática médica; direitos do médico e do paciente; responsabilidade profissional; relações inter‐profissionais com pacientes e familiares; segredo médico; atestados e perícia médica; pesquisa médica e publicidade
      Bibiografia:
      ‐ Código de Ética Medica: http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Publicacoes&acao=detalhes&cod_publicacao=73 ou http://www.portalmedico.org.br/novocodigo/index.asp
      ‐ RESOLUÇÃO CFM Nº 2.145, DE 17 DE MAIO DE 2016
      Código processo ético profissional

    Metodologia Científica

    • Créditos: 4
    • Período: Anual
    • Carga Horária: 60 horas
    • Docentes: Ivan Maynart Tavares e Luiz Alberto Soares de Melo Júnior
    • Ementa: o curso de metodologia científica visa auxiliar o aluno da pós-graduação a elaborar o protocolo de sua pesquisa, bem como, desenvolver o seu trabalho dentro dos princípios éticos e utilizando a metodologia científica adequada. Dará uma introdução à prática de pesquisa acadêmica em medicina, com enfoque final em oftalmologia, dando destaque, através do trabalho com textos específicos, às questões técnicas e metodológicas.
    • Bibliografia: 1 – The Cochrane Centre. Cochrane Collaboration Handbook (Update 9 December 1996). The Cochrane Collaboration; Issue 1. Oxford: Update Software, 1997. 2 – Bero L, Rennie D, The Cochrane Collaboration: Preparing, Maintaining And Disseminating Systematic Reviews Of The Effects Of Health Care. Jama 1995:274:1935-8. 3 – Bero La, Rennie D. Influences On The Quality Of Published Drug Studies. Int J Health Technology Assessment 1996;12:209-37. 4 – Greenhalgh T. Papers That Report Drug Trials. In: How To Read A Paper: The Basics Of Evidence Based Medicine. London: Bmj Publishing Group, 1997:87-96. 5 – Sackett Dl, Haynes, Rb, Guyatt Gh, Tugwell P. Clinical Epidemiology – A Basic Science For Clinical Medicine. London> Little, Brown, 1991:19-49

    DISCIPLINAS OPTATIVAS 

    Didática e Pedagogia

    • Créditos: 04
      Período: Anual
      Carga Horária: 60 Horas
      Ementa: Caracterização do sistema educacional brasileiro. Reflexão crítica da função docente no ensino em ciências da saúde. Papel docente na formação do profissional de saúde no atual contexto de políticas públicas. Análise e desenvolvimento de planejamento educacional. Estudo de tendências e estratégias pedagógicas no processo ensino-aprendizagem. Problematização sobre diretrizes curriculares nacionais, currículo e desenhos curriculares. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem. Reflexão sobre novas tecnologias nas áreas da educação e da saúde.
      Bibiografia: NASTASIOU, L. das G. Estratégias de Ensinagem. In: Processos de ensinagem na universidade. Joinville, SC: Univille, v.1, 2003., BATISTA N.A. Docência em Saúde: temas e experiências. 2ª ed. São Paulo: SENAC, 2014. ; et. al. O enfoque problematizador na formação de profissionais em saúde. Revista de Saúde Pública. N. 39 (2), 2005.; . Desenvolvimento docente na área de saúde: uma análise. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p. 283-294, 2005.; BATISTA, SHSS. Formadores de professores e aprendizagem: tecendo encontros. Revista Ambiente Educação. Volume 1, Número 1, jan/julho, 2008.; BRAID, L.M.C.; et. al. Estado da arte das pesquisas sobre currículo em cursos de formação de profissionais da área da saúde: um levantamento a partir de artigos publicados entre 2005 e 2011. Interface – Comunic., Saúde e Educ., v.16, n.42, p.679-92, jul./set. 2012.; BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF,1996.; BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares para os cursos da Saúde. (Disponível  no site do MEC); KLOSOUSKI, S. S.; REALI, K. M. Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem. Unicentro. Revista Eletrônica Lato Sensu. 5ª ed. 2008.; MASSETO, Marcos Tarciso. Inovação Curricular no Ensino Superior. Revista E-Curriculum, São Paulo, v.7 n.2 Agosto 2011.; PEREIRA, A. L. de F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(5), p.1527-1534, set-out, 2003.; PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. da G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2008. ; RUIZ-MORENO, L., et. al. Mapa Conceitual: Ensaiando Critérios de Análise. Ciência e Educação. V13 (3), 2007.; SEVERINO, A. J. Cadernos de Pedagogia Universitária, n.3. Faculdade de Educação, Pró-Reitoria de Graduação. Universidade de São Paulo, 2008.

    Disciplina de Medicina Genômica Oftalmológica 

    • Créditos: 01
    • Carga horária total: 15 horas
    • Período: Segundo Semestre
    • Docentes: Juliana M Ferraz Sallum

    Análise critica cientifica de estratégias diagnósticas 

    • Créditos: 04
    • Carga horária total: 60 horas
    • Período: Segundo Semestre
    • Docente: Miguel Burnier

    Farmacologia Ocular Aplicada a Retina

    • Créditos: 5
    • Carga horária: 75 horas
    • Período: 1º semestre
    • Docentes: Maurício Maia, Michel Eid Farah e Eduardo Rodrigues

    Bioquímica aplicada à Oftalmologia

    • Número de créditos: 4
    • Carga horária: 60 horas
    • Período: 2º semestre 
    • Docentes: Caio Regatieri

    Tecnologias de microbiologia e moleculares aplicadas à oftalmologia de precisão

    • Carga horária: 90 horas
    • Número de créditos: 6
    • Período: 1º semestre
    • Docentes:  Denise de Freitas, Ana Luisa Hofling, Luciene Barbosa e Lauro Augusto de Oliveira

    Regulação da Resposta Imune e Imunoprivilégio Ocular

    • Carga horária: 60 horas
    • Número de créditos: 4
    • Período: 2º semestre
    • Docentes:  Cristina Muccioli e Rubens Belfort Jr.

Análise cientifica de terapêutica em oftalmologia

  • Carga horária: 15 horas
  • Número de créditos: 01
  • Período: 2º semestre
  • Docentes:  Mauro Silveira de Queiroz Campos e Renato Ambrósio

Análise das distorções do sistema óptico

  • Carga horária: 60 horas
    Número de créditos: 4
    Período: 1º semestre
    Docentes: Paulo Schor, Wallace Chamon e Norma Allemann

Avanços na fisiopatologia do Nervo óptico

  • Carga horária: 30 horas
  • Número de créditos: 2
  • Período: 1º semestre
  • Docentes:  Augusto Paranhos Jr., Tiago dos Santos Prata e Ivan Maynart

Eletrofisiologia Visual

  • Carga horária: 60 horas
  • Número de créditos: 1º semestre
  • Período: 04
  • Docentes:  Solange Rios Salomão e Adriana Berezovsky

Fundamentação para uso da membrana amniótica em oftalmológica

  • Carga horária: 60
  • Número de créditos: 4
  • Período: 2º semestre
  • Docentes:  José Álvaro Pereira Gomes

Curso de Inovação Aplicada à Saúde

  • Créditos: 4
  • Período: Anual
  • Carga Horária: 60 horas
  • Docentes: Denise de Freitas, Rubens Belfort e Paulo Schor

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.