Ementa: Familiaridade com tópicos atuais da gestão da inovação tais como redes de inovação, intermediação de ideias e inovação aberta; Conhecimento de processos e estruturas de inovação tais como sistemas de incentivo, books de inovação, gestão de portfólio e “pipeline”, geração de ideias e um entendimento claro dos principais desafios de inovação em empresas pequenas e grandes; Entendimento das estratégias mais eficazes para otimizar e executar inovações; Capacidade de aplicar estes conceitos em situações reais; Ferramentas para identificar, avaliar e resolver um conjunto diverso de assuntos relativos a uma performance fraca em organizações pequenas e grandes.
Carga horária total: 37 horas
Datas de realização: Quartas-feiras de (2 de agosto a 29 de novembro de 2017)
Local: UNIFESP – EPM – Campus São Paulo
Horário: das 19:30 às 22:00
Número de vagas: 100
Número de créditos: 2 (dois)
Período de Inscrição: 10 a 20 de julho de 2017
Conteúdo Programático:
I – Introdução à Inovação
II – Contexto Externo e Interno
III – Formulação Estratégica da Inovação
IV – Gestão de inovação aplicada
V – Análise crítica de inovação e viabilidade
Metodologia de ensino utilizada: Este curso combina sessões expositivas, análises de casos, relatos de líderes em inovação e apresentações. O nosso foco irá recair em organizações empreendedoras (novas ou estabelecidas) e organizações que foram bem ou malsucedidas no seu processo de inovação.
Critérios de avaliação: Haverá dois requisitos básicos para o curso: participação ativa na discussão em classe e estudos/assignments.
Participação em Classe – peso 50%
Este curso depende ativamente da participação em classe. Esta participação terá 3 elementos: frequência da classe, envolvimento informado em discussões na classe e exercícios e trabalho final de grupo. A participação conta com 50% da onta final e será avaliada numa base constante ao longo do semestre. Os alunos receberão as suas notas com base na qualidade e pertinência dos seus comentários em classe e no trabalho final em grupo. Para efeitos de clareza, a qualidade será baseada:
Trabalhos de grupo – peso 40%
Haverá três trabalhos de grupo desenhados para consolidar o conhecimento dos primeiros três módulos do curso – explorar, executar e otimizar as inovações. Juntos, estes três trabalhos contarão para 40% da nota final. Para cada módulo, as instruções dos trabalhos serão as mesmas embora possam trabalhar com diferentes membros do grupo. Cada trabalho é desenhado para refletir nas principais lições de cada modulo e examiner e documentar como poderiam aplicar-se em determinada organização, melhorando o seu desempenho. Os trabalhos são uma grande oportunidade para examiner como a gestão da inovação funciona na prática.
Trabalho Final Individual – peso 10%
O trabalho final é individual e conta com 10% da nota final. Este trabalho consiste num paper de até 3 páginas, no qual o aluno terá uma oportunidade de sintetizar individualmente as ideias que aprendeu ao longo dos quatro módulos. A missão do aluno é partir dos variados elementos do processo, estrutura e estratégia elencados nos módulos 1 a 3 e revisitados no módulo 4 e demonstrar como eles podem mais eficazmente ser integrados, usando um exemplo. Alternativamente, o aluno pode documentar e ilustrar como estes elementos podem trabalhar em oposição e levar ao fracasso — por exemplo, como uma estratégia de otimização apropriada fracassou a partir de uma abordagem errada na exploração ou execução. Este paper será devido dois dias após a última sessão.
Bibliografia