INOVAÇÃO APLICADA À SAÚDE

INOVAÇÃO APLICADA À SAÚDE
2 de agosto a 29 de novembro de 2017 (toda quarta-feira)


Ementa: Familiaridade com tópicos atuais da gestão da inovação tais como redes de inovação, intermediação de ideias e inovação aberta; Conhecimento de processos e estruturas de inovação tais como sistemas de incentivo, books de inovação, gestão de portfólio e “pipeline”, geração de ideias e um entendimento claro dos principais desafios de inovação em empresas pequenas e grandes; Entendimento das estratégias mais eficazes para otimizar e executar inovações; Capacidade de aplicar estes conceitos em situações reais; Ferramentas para identificar, avaliar e resolver um conjunto diverso de assuntos relativos a uma performance fraca em organizações pequenas e grandes.
Carga horária total:
37 horas
Datas de realização:
Quartas-feiras de (2 de agosto a 29 de novembro de 2017)
Local:
 UNIFESP – EPM – Campus São Paulo
Horário:
das 19:30 às 22:00
Número de vagas
: 100
Número de créditos:
2 (dois)

 Período de Inscrição: 10 a 20 de julho de 2017

Conteúdo Programático:

I – Introdução à Inovação

  1. Definição
  2. Conceitos
  3. Análise Financeira
  4. Evolução Histórica
  5. Teorias e Modelos
  6. Processo
  7. Gestão de inovação no Mundo
  8. Gestão de inovação no Brasil

 

II – Contexto Externo e Interno

  1. Definição
  2. Conceitos e evolução histórica
  3. Agentes e Perfil
  4. Sistema de informação e conhecimento: ERPs, CRMs, CMSs, SLAs
  5. Ferramentas de Análise e Decisão

 

III – Formulação Estratégica da Inovação

  1. Definição
  2. Objetivos, Valores, Missão, Visão
  3. Estratégia de Negócio, Funcional, Corporativa, Fusões e Aquisições
  4. Indicadores de Performance
  5. Ferramentas de Análise

IV – Gestão de inovação aplicada

  1. Exploração da Inovação
  2. Execução da Inovação
  3. Otimização da Inovação
  4. Renovação da Inovação

V – Análise crítica de inovação e viabilidade

  1. Conceitos
  2. Técnicas atuais de análise
  3. Filtros estratégicos
  4. Conclusão de Viabilidade

Metodologia de ensino utilizada: Este curso combina sessões expositivas, análises de casos, relatos de líderes em inovação e apresentações. O nosso foco irá recair em organizações empreendedoras (novas ou estabelecidas) e organizações que foram bem ou malsucedidas no seu processo de inovação.

Critérios de avaliação:  Haverá dois requisitos básicos para o curso: participação ativa na discussão em classe e estudos/assignments.

Participação em Classe – peso 50%

Este curso depende ativamente da participação em classe. Esta participação terá 3 elementos: frequência da classe, envolvimento informado em discussões na classe e exercícios e trabalho final de grupo. A participação conta com 50% da onta final e será avaliada numa base constante ao longo do semestre. Os alunos receberão as suas notas com base na qualidade e pertinência dos seus comentários em classe e no trabalho final em grupo. Para efeitos de clareza, a qualidade será baseada:

  1. no diagnóstico rigoroso e esclarecedor do aluno (aprofundamento de assuntos críticos e profundidade e relevância de análises);
  2. na capacidade de aprendizagem e paralelismo com os materiais do curso e com a própria experiência do aluno;
  3. na contribuição substantive e material para a discussão da classe e para o debate informado;
  4. no uso da lógica, precisão e evidências em pontuar argumentos

 

Trabalhos de grupo – peso 40%

Haverá três trabalhos de grupo desenhados para consolidar o conhecimento dos primeiros três módulos do curso – explorar, executar e otimizar as inovações. Juntos, estes três trabalhos contarão para 40% da nota final. Para cada módulo, as instruções dos trabalhos serão as mesmas embora possam trabalhar com diferentes membros do grupo. Cada trabalho é desenhado para refletir nas principais lições de cada modulo e examiner e documentar como poderiam aplicar-se em determinada organização, melhorando o seu desempenho. Os trabalhos são uma grande oportunidade para examiner como a gestão da inovação funciona na prática.

Trabalho Final Individual – peso 10%

O trabalho final é individual e conta com 10% da nota final. Este trabalho consiste num paper de até 3 páginas, no qual o aluno terá uma oportunidade de sintetizar individualmente as ideias que aprendeu ao longo dos quatro módulos. A missão do aluno é partir dos variados elementos do processo, estrutura e estratégia elencados nos módulos 1 a 3 e revisitados no módulo 4 e demonstrar como eles podem mais eficazmente ser integrados, usando um exemplo. Alternativamente, o aluno pode documentar e ilustrar como estes elementos podem trabalhar em oposição e levar ao fracasso — por exemplo, como uma estratégia de otimização apropriada fracassou a partir de uma abordagem errada na exploração ou execução. Este paper será devido dois dias após a última sessão.

Bibliografia

  1. Tidd, J et al. (2003), “Managing Innovation – Integrating Technological, Market and Organizational Change”, 2nd , John Wiley & Sons
  2. Ussmane, MH (2013), “Inovação e Criatividade – Manual de Desenvolvimento de Produto”, 1ª Ed., Sílabo
  3. Dantas J et al. (2011), “O Processo de Inovação”, 1ª Ed., Lidel
  4. Hitt, MA et al. (2008), “Strategic Management – Competitiveness and Globalization: Concepts and Cases”, 8th Ed., Thomson
  5. Schindehutte, M (2009), “Rethinking Marketing: The Entrepreneurial Imperative”, Prentice Hall
  6. Little, S (2005), “The 7 Irrefutable Rules of Small Business Growth”, John Wiley & Sons, Inc
  7. Barringer, B (2009), “Preparing Effective Business Plans: An Entrepreneurial Approach”, Prentice Hall
  8. Gilad, BG (1996), “Business Blindspots”, 2nd Edition, Infonortics,
  9. Empreendedorismo e Inovação”, Sarkar, S., Escolar Editora, Lisboa, 2007
  10. Strategic Management and Business Policy: International Edition”, Wheelen, T.& Hunger D., 11th Edition, Prentice Hall,
  11. Hisrich, R et al (2009) “Entrepreneurship”, 8th Edition,  McGraw-Hill
  12. Keegan, WJ et al (2003), “Global Marketing”, 3rd Edition, Prentice Hall
  13. Kotler, P (2003), “Marketing Management – International Edition, 11th Edition, Prentice Hall
  14. Timmons, J et al (2009), “New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century”, 8th Edition, McGraw-Hill

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